Sala Virtual

Hiperatividade Infantil: TDAH

Crianças gostam de brincar, fazer bagunça e correr para lá e para cá. Movimentam-se tanto que dão uma canseira nos pais ou com quem elas estiverem. Mas é preciso ter cuidado para não identificá-las erroneamente como portadora do TDAH.

Às vezes, a criança está apenas passando por algum problema e essas características aparecem.

A psicóloga Maria Teresa Ramos de Souza explica que crianças, para serem diagnosticadas como hiperativas, devem passar por uma criteriosa avaliação de profissionais especializados. Normalmente elas apresentam comportamentos agitados, não param quietas um só instante, estão sempre fazendo algo “errado”, sendo apontadas como um mau exemplo. “Mas não é tão fácil identificá-las porque estas características se confundem com sintomas comportamentais de outras dificuldades infantis”, afirma a psicóloga.

Maria Teresa sempre orienta os pais para que seja realizada uma avaliação de forma a que não existam dúvidas e prejuízos no futuro da criança. “As pessoas pensam na criança como ela está agora, mas devem se lembrar que ela vai crescer. Se ela não receber o acompanhamento correto, pode se tornar uma criança com baixa autoestima. E que tipo de adulto ela se tornará se só for encarada como um problema?”, afirma.

Características do Hiperativo

No Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, da Associação Americana de Psiquiatria, tem-se a orientação de diagnosticar pelo menos seis características pelo período de mínimo de seis meses, e que estejam dando prejuízo para a vida da criança, como por exemplo:

  • – ser inquieta (mexendo as mãos e os pés ou não parando quieta na cadeira),
  • – ter dificuldade em permanecer sentada,
  • – se corre sem destino,
  • – se tem dificuldade em fazer uma atividade quieta ou em silêncio,
  • – se fala excessivamente ou interrompe conversas de outras pessoas – sem pedir licença,
  • – responder a perguntas antes delas serem formuladas,
  • – agir como se fosse movida a motor,
  • – ter dificuldade em esperar a vez.

A hiperatividade costuma ser mais incidente em meninos e na faixa etária dos sete aos nove anos. “Essa fase é a que eles estão começando a estudar e precisam ter mais atenção. Fica mais fácil perceber a dificuldade de concentração dessas crianças. Elas ficam sem noção de espaço e de limites, não por teimosia, mas porque não têm noção do que estão fazendo”, diz Maria Teresa.

A psicóloga conta que para trabalhar com hiperativos é preciso montar um esquema que envolva todas as pessoas que têm ligações com a criança. “Verifica-se que a maneira mais eficiente e com resultados satisfatórios é montando um esquema multidisciplinar; quer dizer, envolvendo a família, desde a vovó, até a empregada, a escola, neurologista, pediatra e outros profissionais que estejam acompanhando a criança. Para que se faça principalmente um trabalho comportamental, orientando, recomendando, reestruturando os ambientes e as dificuldades no dia a dia da criança”, aconselha Maria Teresa.

Como a família e a escola podem agir

Maria Teresa costuma elaborar uma lista de procedimentos para pais e professores lidarem com a criança hiperativa no seu cotidiano. “Normalmente, para os pais, peço que diminuam os estímulos no quarto da criança, como, por exemplo, vídeo, computador e jogos. A criança deve ter horários fixos para todas as atividades (café da manhã, banho, brincar, dormir). Quando os pais falarem com ela, devem solicitar que ela repita o que entendeu.

“Elogiar o que ela fizer corretamente, mesmo que seja ficar sentada por cinco minutos, pois é importante para que se sinta reconhecida nas atitudes e atividades que estiver fazendo adequadamente”, explica a psicóloga. Maria Teresa acrescenta que os elogios são importantes porque elas sempre são lembradas apenas pelas coisas ruins que fazem. “É importante que os adultos fiquem atentos, pois as crianças hiperativas ficam com a autoestima baixa a partir da repetição do erro, pois apenas dessa maneira elas conseguem chamar atenção, mas é uma atenção negativa”, explica.

“Na escola costumo orientar, principalmente, que pais e professores se comuniquem com mais frequência. Sugiro aos professores uma posição estratégica da criança, em sala de aula, mais próxima da professora, que ela convide mais vezes a criança como ‘ajudante’, quer dizer, com tarefas que a ocupem. Ela vai se sentir estimulada e reconhecida”, explica a psicóloga.

* Entrevista para o site Facilitando sua Vida, em 2003. Artigo publicado na revista Total Mix 5ª Edição – Abril de 2011.

Para saber mais

Fale diretamente com Maria Teresa:
www.tdah.org.br
Leitura recomendada:
Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade
Russell Barkley

Desatentos e Hiperativos
Dr. Gustavo Teixeira

Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade: O que é e como ajudar
Luiz Augusto Rohde


400 Comentários

  1. Maria Teresa Psi disse:
    7 de agosto de 2020 às 15:44

    Olá Elivania, primeiramente agradeço o seu contato. Sim. Procure um profissional da área da psicologia que dê orientação aos pais.
    Qualquer outra dúvida, por favor, retorne com uma mensagem. Abraço, Maria Teresa Psi

  2. Elivania brito disse:
    6 de agosto de 2020 às 11:44

    Olá bom dia!! Meu filho de 7 anos eh muito agitado não pára quieto um minuto.. só quer ficar bagunçado o tempo todo ou pirraçando sua irmã de 1 ano e 8 meses.. não obedece..falo com ele pra não fazer ..na msma hora tá repetindo o msmo erro..quando estou falando com alguém ele me interrompe..devo procurar um profissional..?ele diz que não gosta daqui de casa..que não queria morar aqui..diz que quer aprender a dirigir pra comprar um carro pra ele..isso eh normal?

  3. Maria Laura Urias disse:
    22 de abril de 2020 às 12:58

    Olá Maria,tenho um filho de 6 anos de idade,ele é muito teimoso, não para quieto um minuto,não obedece,na escola passa por psicóloga,e recentemente pediram uma consulta com neuro,mas é um menino ativo, inteligente, aprende tudo facilmente, será apenas da idade ou devo procurar ajuda ?Obrigada

  4. Maria Teresa Psi disse:
    19 de julho de 2019 às 10:37

    Olá Natalie, Agradeço a sua visita. Provavelmente sim, mas deve ser avaliado pelo profissional pessoalmente. Sugiro fazer uma avaliação com uma psicóloga em Terapia Cognitivo-Comportamental para que ela possa orientar vocês da melhor forma possível. Tem que se verificar qual a intenção deste comportamento da sua filha. E o quanto mais rápido melhor, para ajudá-la no ambiente escolar. Abraço e qualquer notícia, mande e-mail. Maria Teresa Psi

  5. Natalie Feltran disse:
    16 de julho de 2019 às 16:15

    Ola! Tenho uma filha de 6 anos.
    Ela não consegue parar de falar 5 minutos, ela para na hora de assistir algo que lhe interesse, porém caso contrário ela não para um minuto no lugar.
    Temos mais 4 filhos e com os outros não tivemos esse tipo de “problema”.
    Pedimos para que ela pare de falar pois estamos assistindo alguma coisa ou conversando, mas ela não consegue. Já observei que ela até tenta mais volta a falar sem parar novamente.
    Será que é necessário algum tipo de acompanhamento?
    Desde já agradeço!

  6. Maria Teresa Psi disse:
    29 de junho de 2019 às 12:57

    Olá Priscila, procure o Pediatra da sua filha o quanto antes para ele encaminhar primeiramente para exames clínicos. Dê noticias através do meu e-mail mariateresapsi@gmail.com

  7. Priscila disse:
    28 de junho de 2019 às 17:32

    Olá minha filha tem 3 anos não quer brincar só quer ficar deitada e não tem vontade de comer as vezes vomita e as vezes fica com diarreia o que faço?

  8. Maria Teresa Psi disse:
    28 de dezembro de 2018 às 9:55

    Olá Marianne, conforme descrito na sua msg, a orientação é levar seu sobrinho ao neuropediatra para avaliação clínica. Maria Teresa Psi

  9. Marianne disse:
    25 de dezembro de 2018 às 23:07

    Olá. Tenho um sobrinho de 4 anos. Ele não fica quieto,todos os brinquedos que ele tem ele quebrar ,ele não sente sono vai dormir umas 23:00 se agente deixar . Ele não dormir durante a tarde, e ele fica fazendo gestos com as mãos falando sozinho ,mim ajude isso é normal, estou bastante preocupa pq a mãe não tem muita paciência com ele.

  10. Flavia disse:
    7 de dezembro de 2018 às 18:59

    Ola

    Tenho um filho de 3 anos e ultimamente na escola ele esta muito nervoso…e quando fica assim atira o que tiver na mão longe ….range os dentes e quando contrariado choraaaa muito ….o que faço ??? Professoras dizem que o nervosismo dele esta aumentando ….socorrooo

  11. Deyse Josiane disse:
    27 de novembro de 2018 às 20:02

    Meu filho tem 5 anos estamos passando por uma faze complicada com ele,até na escola já fui chamada,ele não obedece a professora,bate nos amiguinhos, empurra,em casa é a mesma coisa,tenho que colocar de castigo,chora,não escuta o que estou falando não sabe a palavra não ele não entende e não para quieto

  12. alice disse:
    31 de julho de 2018 às 17:52

    OI BOA TARDE EU LENDO SEU TEXTO AQUI PRA ENTENDE O QUE ESTA ACONTECENDO COM MEU SOBRINHO .ELE TEM 7 ANO, OS PROFESSORES CHAMOU OS PAIS DELES E DIZ QUE ELE NÃO CONSEGUIR TIRAR O TEXTO DO QUADRO OU SEJA ESCREVE O TEXTO FALTANDO LETRAS .A GENTE COLOCOU ELE NA ESCOLA PARTÍCULA ESTA ACONTECENDO A MESMA COISA ,JÁ LEVAMOS ELE NO MEDICO DA VISÃO DEU MUITO TRABALHO NA HORAS DA CONSULTA PORQUE NÃO PARAVA QUETO. EU ESTIVE CONVERSANDO COM ELE HOJE PERGUNTANDO PORQUE ELE ESCREVE FALTANDO LETRA ELE RESPONDEU QUE NÃO CONSEGUIR ENTENTE AS LETRAS DO QUADRO ,EU DIZ PRA ELE QUE QUANDO ELE NÃO ENTENDER PERGUNTAR PARA TIA. VOCÊ PODER ME RESPONDER O QUE SERA ISSO ? SERA SE ELE TEM ALGUM PROBLEMA? ELE E MUITO INTELIGENTE SÓ QUE E LENTO PARA FAZER AS TAREFA DA ESCOLA E TIRAR DO QUADRO. ALGUÉM PODER MIM AJUDAR.

  13. Andressa silva disse:
    1 de julho de 2018 às 23:26

    Oi tenho uma filha de 5 anos .. não sei como agir com ela mais ela não faz nada na escola sempre reclamação da professora eu já tentei várias formas mas nada da certo pra ela ir bem na escola até já dei umas palmadas castigo nada adianta… me ajude não sei oq fazer

  14. Jéssica disse:
    21 de junho de 2018 às 18:12

    Meu filho tem 5 anos e de uns 2 meses pra ca ele não consegue prestar atenção,não consegue focar nas atividades de casa e sala de aula, chora muito quando vou conversar com e ele. A Professora pediu pra levar ele no neurologista mas estou com receio o que vc pode me ajudar?

  15. Jéssica disse:
    21 de junho de 2018 às 18:09

    Meu filho tem 5 anos e de uns 2 meses pra cá ele não consegue focar ter atenção na hora de fazer as tarefas nem em casa e nem na escola a professora quer que levo ele no neurologista mas estou com receio o que devo fazer e além disso ele também chora quando vai conversar com ele.

  16. Erika disse:
    22 de janeiro de 2018 às 0:31

    Ola tenho um filho de 5 anos ele e muito ativo nao fica quieto um minuto nao consegui assistir tv por muito tempo se mexe p tempo todo fala muito interrompem as conversas ate dormindo ele se mexe e fala o que posso fazer

  17. Taliita disse:
    24 de novembro de 2017 às 18:12

    Olá.. tenho um filho de 3 anos e ele nao para quieto nem um minuto, não consegue se concentrar em nada, não existe um desenho, não consegue sentar, e todo tempo correndo, se jogando no chão.. o que devo fazer??????

  18. Maria Teresa Psi disse:
    24 de outubro de 2017 às 14:34

    Olá Adlla, com base no seu relato, observa-se que você está agindo corretamente, dando limite e fazendo parceria com a escola, mas sugiro que procure uma psicóloga, com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental, pessoalmente para lhe responder melhor não só a questão do momento como também outras. Abraço, Maria Teresa Psi

  19. Adlla victoria disse:
    23 de outubro de 2017 às 15:34

    Meu filho tem 3 e 7 meses, esta no maternal 2 pelo 2 ano. As prof deles so só reclama que ele não tem desempenhos, nao não realiza as atividades,não fica quieto n sala, Não obedece e as vezes bate nos colegas,não consegue presta atenção nem aprender. Em casa e praticamente a msm coisa.nao nos obedece, não para quero, ai tem Gente q diz q e mimos da criancas. Mais quando agente percebeu que ele tava desatencioso paramos com mtas coisas , aprendemos a coloca-lo de castigo, tirar tablete e colocar regras pra tudo. Mais ele assim continua a msm coisa. Fui a uma psicopedagoga e ela disse q pra idade dele era normal ele n saber escrever nem ficar quieto, vou procurar outro profissional mais gostaria da sua opinião

  20. Mariana Teixeira disse:
    13 de setembro de 2017 às 0:38

    Boa noite.
    Minha filha de 4 anos anda muito ansiosa. Quer estar sempre comendo , não quer fazer as atividades em aula,é , fala que não consegue. Não aceita o não de mim. Ela é uma criança carinhosa, inteligente. Relatou a professora que prefere brincar do que fazer as atividades em aula. Esse ano que esta sendo dificil, te dando que o Colégio diz procura alguma ajuda, iniciei consulta com psicóloga. Eu pergunto com essa idade tão nova passando por tudo isso.

  21. Nubia disse:
    20 de agosto de 2017 às 4:46

    Oi,tenho um sobrinho de 6 anos que está passando um tempo aqui em casa conosco…
    Porém tenho ficado muito preocupada,a noite para durmi da trabalho.Range os dente a noite toda.acorda cedo,não que cumpri regras,não fica quito.para fazer as tarefas não se concentra,fica inquieto,deixa o lápis kair o tempo todo.
    Quando vai para o banho que ficar brincando..na escola recebo reclamação quase todos os dia.Não compre as rregras da sala,atrapalha os colegas,fala o tempo todo,não faz as suas tarefas de classe,meche no material da tia e dos colegas…as vezes bati nos colegas.não obedece a tia.quando chega em casa,converso com ele,coloco no banquinho para refletir..não sei o que fazer.A mãe e o Pai são separados,também não tem carinho nei cuidado com ele..tem 4 mês que está comigo.realmente não sei o que fazer.Núbia

  22. Maria Teresa Psi disse:
    14 de agosto de 2017 às 12:30

    Olá Rejane, a sugestão é que você procure ajuda profissional pessoalmente. Você pode iniciar com a psicóloga com formação em Terapia Cognitivo-Comportamental para receber orientação comportamental de como lidar com o seu filho. Abraço, Maria Teresa Psi.

  23. Rejane Gomes disse:
    12 de agosto de 2017 às 7:06

    Oi. Bom dia! Precisando de esclarecimentos sobre o que meu filho mais velho tem afinal, porque de fato sei que ele necessita de alguma ajuda, isso é claro pra mim é minha família. Até fora da família: amigos, vizinhos… Todos comentam a possibilidade do meu menino precisar de um acompanhamento especializado, mas falando a verdade nem sei a quem devo recorrer.
    Falando dele, é uma criança com todos is sintomas do TDAH e de maneira clara. Alguns especialistas afirmam que essas características se dão a partir dos 6/7 anos. Eu afirmo que meu filho apresenta sintomas desde 1 mês de vida. Acham cedo? Pois bem, ele já demonstrava sua agitação desde essa época. Sempre chamou atenção de todos por ser super inteligente e possuir alta capacidade de aprender, mas… Vem regredindo, esquece como faz as letras que já sabe, perde noção da direção das letras e números constantemente, raciocínio lento e é preciso paciência para esperar o tempo dele em tudo. Tomar banho; se vestir sozinho; fazer atividades; comer. Todas as atividades com ele é um desafio todos os dias. Fora que ele não senta um segundo que seja para respiramos um pouco. Quando tá sentado por ser obrigado a ficar um pouco quieto, se mexe todo o tempo para um lado e para o outro na cadeira e ao ficar de pé, não fica parado também. Conversar com ele é um problema, pois parece a todo tempo que não está me entendendo, mesmo chamando sua atenção ele parece não me ouvir, mesmo eu falando de perto com ele, e ainda em seguida volta a fazer o que tinha feito antes, como se todo trabalho de chamar sua atenção tivesse sido em vão.
    É uma luta, é não tenho mais forças. Preciso de ajuda e é tão difícil conseguir que já me acomodei e atualmente vivo tentando tratra-lo como trato meus outros filhos pra ver se ele muda, mas nada funciona e até meu casamento está sendo afetado, pois todo meu dia é triste e cansativo e não me sobra mas tempo nem forças nem pra agradar nem meu marido e nem meus outros dois filhos mais novos.
    Quantos anos tenho? 27.
    Obrigada pelo espaço,

    Rejane Gomes.

  24. Maria Teresa Psi disse:
    28 de julho de 2017 às 16:21

    Olá Juliane, se tratando de uma criança pequena, com apenas 1a e 7meses, a orientação é fazer uma avaliação clínica com o neuropediatra e procurar uma orientação de pais com uma psicóloga com formação comportamental. Maria Teresa Psi

  25. Juliane Luz dos Santos disse:
    28 de julho de 2017 às 0:40

    Olá não sei o que fazer com minha filha estou ficando esgotada as vezes sinto vontade de fugir de casa, ela vai a creche durante o dia e ultimamente só tenho reclamações das professoras, que a Genifer sobe nas cadeiras e pula, que ela sobe na mesa que ela não para um instante, mas em questão aos colegas eles a agridem as vezes com mordidas e de uns dias pra cá ela só quer saber de morder seja quem for, a unica brincadeira que ela gosta e que a distrai é de correr ela gosta muito de correr mas não consigo correr o dia inteiro, ela não tem limites, ela tem apenas 1 ano e 7 meses tento colocar ela de castigo impor as regra dar horário paras atividades em casa mas nada resolve, pois ela dorme a hora que quer. ultimamente nem intimidade estou tendo com meu marido pois a hora que ela dorme ja estamos exaustos… Ela grita quando não deixamos ela fazer algo errado algo que ela possa se machucar,não tem medo de nada, se atira no chão faz escândalos, faz eu passar vergonha aonde eu estiver com ela, não dorme cedo, mas acorda cedo, não aceita não, não obedece nem no momento que estamos falando com ela. Ta impossível não se interte com nenhum brinquedo, tem motoca , bicicleta, tem bonecas. Aqui em casa num piscar de olho ela esta em cima da televisão escalando o reque ou em cima da mesa na cozinha arrasta a cadeira para pegar as coisas do alto. Joga as roupas do guarda roupa pro, ela ve uma peça de roupa em qualquer lugar ela atira pro chão, os calçados ela que usar todos ao mesmo tempo. eu passo o tempo todo que estou com ela xingando chamando a atenção, colocando de castigo. E ela ainda me enfrenta ri de mim como se eu tivesse brincando com ela e quando vê que é serio o assunto ela tenta me bater grita e me morde. Não sei mais o que fazer
    preciso de ajuda não ter mais o controle da situação estou ficando desesperada…

  26. Sonis disse:
    27 de maio de 2017 às 19:18

    Boa noite meu nome é sonia tenho um filho de 4anos e ele é muito agitado tanto em casa como na escola tem dia que acho que vou ficar louca ainda não passei ele com a psicóloga mas o médico disse que seria bom mas fico um pouco preocupada, por favor me ajude ele é muito nervoso não fica quieto não senta nem um minuto só dorme um sono a noité e dorme muito tarde será que ele é hipreativo?

  27. Maraisa de Almeida lira disse:
    22 de maio de 2017 às 17:21

    Boa tarde tenho um menino e uma menina os dois apresenta sintomas o mateus percebo que tem muita divicudade para rasocinar nao tem medo denada não para um minuto quieto e muito nervoso há um ano atras saiu de casa abriu a prota pegou a bicilheta da vizinha e deseu uma dessas ruas do condomínio e bateu na traseira de um carro e e teve traumatismo craniano cefalico rompimento da veia do lado esquerdo mais mesmo assim não tem jeito ele não tem medo de aventura mas desde pequeno tem problema de dormir todas as noite vem para minha cama ea professor me falo que esta muito nervoso na escola ee morde lapis mão pé .E a menima também não para e enteronpe as conversas esta comendo pé e mão e não tem paciência para nada estou ficando loucaa o Mateus tem 7anos ea Isabela tem 5anos

  28. Jéssica disse:
    17 de maio de 2017 às 15:30

    Oi, tenho uma filha de 5 anos,que apresenta vários sintomas de hiperatividade e eu não sei mais oque fazer ela naonpara um minuto quieta, não ouve oque eu falo e quando quer uma coisa fica gritando,ela é muito inteligente aprende com facilidade as coisas ano passado fiz acompanhamento com psicólogo que diz não ser hiperatividade, mas ela está me deixando louca me faz passar vergonha quando saímos e quando eu a chamo a atenção finge não estar me ouvindo na frente das pessoas põe as mãos nos ouvidos para não escutar. Estou frustrada pois acho que talvez seja eu que não estou educando direito pois várias pessoas falam mal do comportamento de minha filha.

  29. Simone disse:
    11 de maio de 2017 às 9:50

    Preciso de ajuda tenho gemeos de 5 anos, um.deles é hiperativo ja laudo fechado, nap sei o que fazer a escola fica me chamando p fazer reclamações dele, ele.estuda na prefeitura ainda no jd, nao sei nem.mais.o que falar na escola ele faz acompanhamento com fono, t.o, psicologa prexiso de ajuda no que falar na escola . OBRIGADO

  30. Maria Teresa Psi disse:
    31 de março de 2017 às 12:43

    Maisa Oliveira, entre em contato comigo pelo skype. Caso não tenha skype, pode telefonar para 21-3903-6919. Ou mande um e-mail que encaminho algumas sugestões de como lidar com crianças mais agitadas. Maria Teresa Psi

  31. Maisa oliveira sousa disse:
    30 de março de 2017 às 13:41

    Oi boa tarde eu tenho um filho de 6 anos ele e muito agitado nervoso ja ta com varias vezes que a profesora dele me chama a atenção por que ele não se comporta na sala acaba tirando a atenção dos outros alunos não faz a tarefa e quando eu coloco uma ordem nele ele tenta inverte a situação.tá muito dificil me ajude por favor.

  32. Denise Fuzeto disse:
    17 de março de 2017 às 11:22

    Meu filho de 5 anos é bem agitado, leio muito os artigos sobre hiperatividade, e ele se enquadra bem. Estou sempre tendo que chamar a atenção dele, sempre colocando de castigo, muito estressante. Porém ele faz todas as lições na escola e é sempre muito elogiado por ser muito inteligente, também notamos isso em casa. Mas as professoras estão sempre chamando para conversar, porque ele é muito agitado, nao obedece, etc. Eu tenho pânico em pensar em ter que dar o tal Ritalina. Ando chorando muito com essa situação. Parece que nada que eu faça dá resultado no comportamento dele. Pensei em florais. Me ajude Dra. Ele gosta muito de jogar jogos de celular e play. Se deixar ele fica quieto o dia todo nisso. Também gosta muito de quebra cabeça. Monta todos que compramos todos os dias.

  33. luciana disse:
    10 de março de 2017 às 18:47

    Boa, noite

    Tenho um filho de cinco anos, e estou desesperada. Pois, o comportamento do Pietro me faz sentir que não estou educando da forma correta. Ele quando vê pessoas estranhas fica gritando como por exemplo com os meus vizinhos o que eu entendo que ele quer atenção, mas procuro ouvir, brincar e mesmo assim não resolve. Quando vou na casa de outras pessoas ele fica desesperado corre de um lado para o outro não para quieto, grita , sempre esta aparecendo mais que os outros. E por ultimo começou me relatar que o lápis novo que comprei pra ele, fez com que os meninos da sala dele ficasse ao seu derredor e ele gostou muito.Onde eu vou fico apreensiva com os comportamentos dele.Preciso muito que alguém me oriente. O que eu devo melhorar? quais as atitudes que preciso desenvolver?

  34. Naiara disse:
    30 de janeiro de 2017 às 20:33

    Camila, muito obrigada pelo retorno.
    Ha meses estava procurando alguém que tivesse passado pela msm situação que eu. Qdo vi seu comentário, fiquei de uma certa forma aliviada, por saber que eu não sou a única. Nunca achava nada que relatasse o que acontecia com meu filho. Por coincidência, entre a primeira crise e essa última tbem foi de 9 meses. É muito assustador, pq eles tem consciência do que esta acontecendo. Na hora acho que meu filho esta enlouquecendo msm. Dessa vez fui conversando com ele e explicando que ele precisava se acalmar e assim foi. Ele foi se acalmando e conseguiu dormir. No dia seguinte falou que tinha tido “aquilo” de novo e que era muito ruim. Falei que ele precisava controlar isso pq era da cabeça dele. A doutora do site te deu algum diagnóstico?

  35. Camila disse:
    23 de janeiro de 2017 às 20:09

    Oi Naiara, tudo bem?
    Sinto muito por estar passando por isso, sei o quão desesperador é! Mas tenha calma e muita paciência que tudo dará certo.
    Bom, clinicamente nada demais foi diagnosticado. Meu filho é hiperativo e déficit de atenção, diagnosticado desde cedo. Iniciei terapia cognitiva com ele e as coisas melhoraram. A dra. tratou o caso como crise de ansiedade. Em paralelo não o deixo mais ter dores de cabeça por muito tempo…Ao primeiro sinal já dou medicação. O mesmo com a febre. Quando ele já dá sinais de rinite eu já trato logo pra não evoluir pra sinusite. Percebi que as crises eram desencadeadas após estes eventos!
    Agora ele já vai fazer 13 anos, já tem um pouco mais de controle e entendimento sobre essa situação. Há alguns meses ele me disse que “quase teve aquilo de novo”, que ele sentiu, respirou e se controlou sozinho. Disse para si mesmo que a velocidade das coisas era “coisa da cabeça” dele, que não era real. E passou sozinho. Ele so me contou dias depois, daí não pude associar os sintomas. Hj não pergunto mais pq tenho medo dele lembrar e ficar impressionado, e ter novamente. Tente lembrar de tudo que acontece com ele nas crises e veja o que pode estar desencadeando, e tente evitar. Faça todos os exames. A terapia é sempre bom, tanto para ajuda-lo quanto para te orientar a ajuda-lo. Muita gente vai dizer que é espiritual e querer leva-lo em centros e dar conselhos. Eu procurei a Deus e a medicina. O importante é manter a calma. Boa sorte e caso eu ajude com algo mais, peça meu email à dra. Maria Teresa. Fiquem com Deus!

  36. Maria Teresa Psi disse:
    23 de janeiro de 2017 às 18:37

    Olá Naiara, encaminhei e-mail para Camila para ela ler sua mensagem no site. Boa sorte, Maria Teresa Psicóloga

  37. Naiara disse:
    23 de janeiro de 2017 às 0:26

    Como faço pra compartilhar uma comentario com uma outra pessoa? Gostaria de falar com Camila que fez um comentário em 2015. Meu filho tem exatamente o que ela descreveu. Me ajudem.

  38. Naiara disse:
    23 de janeiro de 2017 às 0:13

    Boa noite! Meu filho tem 8 anos e a alguns meses atrás teve uma crise parecida com os relatos acima. Ele tinha acabo de dormir e começou a chorar. Qdo fui ao quarto ver o que era e comecei a conversar com ele, ele se levantou bruscamente e começou a falar um monte de coisas sem sentido… o que me preocupou foi o fato dele estar meio conciente, ele falava pra mim: mãe, eu to ficando louco. Saia andando pela casa apavorado, não falava nada com nada, mas me via. Pedia pra eu ajudar ele, pq ele não tava entendendo o que tava acontecendo. É desesperador. Levei em um neuro e ele disse ser TN. Tenho minhas dúvidas, pois ele me reconheceu e no dia seguinte se lembrou de tudo. Essa semana ele teve de novo. É terrível. Ele acorda, pula da cama e começa a falar… mãe, eu tô doido… ta tudo passando depressa na minha cabeça. E fica falando coisas sem sentido ate conseguir se acalmar e voltar a dormir. No dia seguinte ele lembra de tudo. O que pode ser isso?

  39. Adriana disse:
    29 de novembro de 2016 às 11:10

    Bom dia. tenho um filho de 5 anos, que tem o mesmo comportamento citado por a primeira pessoa que comentou este site, ela se chama Layane.

    Layane disse:
    29 de outubro de 2016 às 22:41

    Boa noite , tenho uma filha de 4 anos e 4 meses , e nao sei mais o que fazer , quando ela estava com tres anos , uma esposa de um primo meu que e psicologa , nao quis dar diagnostico , mais disse que minha filha tinha algum tipo de transtorno e era pra eu procurar um psicoloo pra ela, passou uns tempos , eu fui atras de uma psicologa pulblica na minha cidade , e ela pediu que eu enturmasse minha filha , que era por esse o motivo dela ser como e, que ela e muito mimada . Minha filha tem crise de risos todos os dias as vezes 3 a 4 vezes por dia , as vezes ate mais , e irritante , ela nao aceita nao como resposta, repete tudo que a gente fala, e se estou andando com ela na rua , ou se ela acha outra criança pra brincar ou conversar ela imita alem da conversa os movimentos tambem. Assiste repetidamente os mesmos desenhos o dia todo , e a noite toda se deixar , e sempre os mesmos e assisti milhares de vezes o mesmo episodio. Imita os personagens e e capaz de recitar o episodio inteiro quando esta brincando com os brinquedos, grita muito , fala muito alto, nao respeita , conversa o tempo todo , ela nunca se cala , tem manias de onde ela esta as portas e janelas tem que estar fechadas , costuma mandar as pessoas sairem por exemplo do quarto e nao aceita ninguem vir falar comigo quando estou com ela , so nos duas .ela se bate as vezes brincando ou porque esta com raiva , parece que nao ouve as regra quando eu a digo sobre . Nao presta atenao quando a ensino a alabetizaçao , ela tem crise de risos nessa hora tambem , elae muito agitada , custa dormir , as vezes dorme tarde e acorda no meio da madrugada e quer brincar , outras dorme ate tarde . Sao varias coisas , mais no mais e isso , perdao pelo texto enorme , mais estou desesperada , me sinto culpada , um beijo e aguardo anciosa a resposta

  40. Leidiane Aparecida disse:
    19 de novembro de 2016 às 18:54

    Boa tarde tenho uma filha de treze anos ela tem um problema que não consegue ficar quieta canta o tempo todo está péssima na escola quer ficar aparecendo o tempo todo briga com todo mundo…não consegue ficar as amizades tem auto estima muito baixa e um complexo de inferioridade muito alto o que faco estou desesperada

  41. Layane disse:
    29 de outubro de 2016 às 22:41

    Boa noite , tenho uma filha de 4 anos e 4 meses , e nao sei mais o que fazer , quando ela estava com tres anos , uma esposa de um primo meu que e psicologa , nao quis dar diagnostico , mais disse que minha filha tinha algum tipo de transtorno e era pra eu procurar um psicoloo pra ela, passou uns tempos , eu fui atras de uma psicologa pulblica na minha cidade , e ela pediu que eu enturmasse minha filha , que era por esse o motivo dela ser como e, que ela e muito mimada . Minha filha tem crise de risos todos os dias as vezes 3 a 4 vezes por dia , as vezes ate mais , e irritante , ela nao aceita nao como resposta, repete tudo que a gente fala, e se estou andando com ela na rua , ou se ela acha outra criança pra brincar ou conversar ela imita alem da conversa os movimentos tambem. Assiste repetidamente os mesmos desenhos o dia todo , e a noite toda se deixar , e sempre os mesmos e assisti milhares de vezes o mesmo episodio. Imita os personagens e e capaz de recitar o episodio inteiro quando esta brincando com os brinquedos, grita muito , fala muito alto, nao respeita , conversa o tempo todo , ela nunca se cala , tem manias de onde ela esta as portas e janelas tem que estar fechadas , costuma mandar as pessoas sairem por exemplo do quarto e nao aceita ninguem vir falar comigo quando estou com ela , so nos duas .ela se bate as vezes brincando ou porque esta com raiva , parece que nao ouve as regra quando eu a digo sobre . Nao presta atenao quando a ensino a alabetizaçao , ela tem crise de risos nessa hora tambem , elae muito agitada , custa dormir , as vezes dorme tarde e acorda no meio da madrugada e quer brincar , outras dorme ate tarde . Sao varias coisas , mais no mais e isso , perdao pelo texto enorme , mais estou desesperada , me sinto culpada , um beijo e aguardo anciosa a resposta …

  42. Marcileia disse:
    23 de outubro de 2016 às 11:04

    Bom Dia !!!olha tenho uma criança (Arthur )com 4 anos e 8 meses ,muito agitado ,agressivo ,desde 2 anos e pouco que tenho reclamaçôes dele na escolinha ,com mordidas ,e murros ,mas se tiver vendo televisão , computadores ou celulares fica horas quieto em silencio total.Também uma coisa que me preocupa muito e que ele odeia multidoes ,quando esta entre muitas pessoas ele interage de uma forma tão agitada ,agressiva ,e não quieta nem um segundo ,tenho um transtorne que as vezes saio do local e tenho que ir embora com ele ,porque fica insuportável ,e agora que ja esta na escolinha mesmo e ja faz algumas atividades ele não esta fazendo nada e nem deixa os outros coleguinhas fazerem ,ele rasga os trabalhinhos ,bate nos colegas ,morde até a professora ,então por favor me ajude estou precisando muito de ajuda ,ficarei aguardando uma resposta de vcs ,
    Grata

  43. Mayane disse:
    20 de outubro de 2016 às 21:12

    Boa noite eu tenho um filho que dês dos 3 anos ele não parava queto dos 3 aos 7 anos depois ele comessol a muda ficol até mais calmo depois do período do 7pra os 11 anos ele fica sempre com a mão no rosto não olha sempre pras pessoas direito,e não gosta que as pessoas olhe pra ele até com nos com nos que Samos país ele tem o mesmo comportamento eu nunca procure leva ele no pisicologo te pesso por favor que me oriente

  44. Josilene Oliveira Rocha disse:
    9 de outubro de 2016 às 20:07

    Dra. Tenho uma sobrinha de 1 ano e 4 meses e ela não fala palavras que podemos entender, as que entendemos são pouquíssimas, ela gosta muito de gritar, se ela quer algo ela grita, se não quer grita tbem. Não fica quieta, sempre procura algo pra mexer, ela veio andar já com 2 anos, só que tem horas que ela anda e se treme toda, a gente pede algo pra ela e ela não sabe, não entende. Ela abraça os bichinhos, mas depois maltrata, e sempre tem que está de fraudas pra fazer suas necessidades. O que pode ser que ela tem? Obrigada!

  45. Analice santos disse:
    1 de outubro de 2016 às 13:11

    Boa tarde dra,nem sei bem como começar, tenho 4filhos 22,15,3 e1ano o de 15 desde a barriga já não parava quieto um minuto chegava incomodar. Ele nasceu de 42 sem e precisou tomar banho de luz por falta de açúcar no sangue,meu tipo sanguíneo é B negativo e o pai e positivo então foi gravidez de alto risco. O primeiro ano de vida dele foi um inferno ele não parava pra nada destruía minhas coisas furava saco de feijão,arroz,acucar com a mãe sempre com muita força quebrou meu fogão. Quando chegava criança lá em casa ele batia despentiava sempre teve pouca sensibilidade a dor. Ninguém nos queria por perto com ele com 8 meses ele andava tudo e com nove entrava e saia do berço sempre lutou pra não dormir lembro que ele ficava acordado o dia inteiro com 2 meses e só dormia tarde.Descobrimos que ele tava saindo do berço na madrugada andando pela casa no escuro ele nunca teve medo de nada mexia na comida ia pro banheiro eu fiquei assombrada abria a geladeira fazia várias coisas com apenas 9 meses. Com 4 anos coloquei ele na escola ele estudou 3 anos e só apreendeu contar até 10 por eu muito insistir em casa e as vogais com 7 anos ainda falava coisas erradas por várias vezes fui chamada pois ele se recusava fazer as atividades.Sempre ansioso muito ágil muito inteligente mas sempre chamado de burro na escola só foca nas coisas que interessa não é agressivo sempre subindo em árvores e em tudo sempre quebrou minhas coisas na infância não dormia bem ficava a madrugada acordado e também nos dias de hoje.Agora ele com quase 16 melhorou a inquietação porém ele já saiu 3 vezes de madrugada sem agente saber planta bananeira em qualquer lugar vevi fazendo exercícios em árvores e vevi fazendo flexões faz 20 por dia pegou 3 cartão de crédito do pai e colocou nas coisas dele. Pegou o cartão de crédito do irmão comprou um drone. Nas casas que meu marido trabalha anda acontecendo coisas estranhas Será que ele tem algum problema dra? A coordenadora da escola me disse que tava com medo dele ele é chamado de maluco por fazer coisa de riscos que ninguém quer fazer. Hoje ele só conseguiu dormir às 5:30 da manhã poderia ele ser um tda me ajude sei que vou ter problemas com a polícia.Ele nunca pegou nada de ninguém não acostumamos ele com dinheiro nunca escondemos nada dele ele já ficou em recuperação 2 vezes é péssimo em matemática e esse ano não passou na primeira unidade diz que se um amigo tiver conversando atrapalha ele na sala e pergunta o assunto ao professor 4,5 vezes e diz que não entendi é desisti de fazer e levantar da carteira e fica andando na sala de aula. Me desculpe escrever tanto é a primeira vez que escrevo sobre meu filho. Gostaria de uma opinião da senhora desde já obrigada.

  46. Lia disse:
    11 de setembro de 2016 às 0:59

    Gostaria de saber como lidar com crianças com hiperativa. Obrigada

  47. Stephanie Herszon disse:
    2 de setembro de 2016 às 17:39

    Boa tarde, Tenho um filho de 4 anos (vai fazer 5 dia 6 de setembro) que foi diaginosticado recentemente pelo neurologista com TDAH e 10 pontos na escala autistica (acho que é assim que se fala). Ele passou Risperidon pro meu filho que comecei a dar dia 15/08/2016. Exatamente pra ver se ajudaria pois tenho recebido reclamações de mordidas e cabeçadas. O medico disse que ajudaria a reduzir a agressividade. Mas não vejo muita diferença. Pelo contrário vejo ele estranho. Ele fica chorando do nada a noite, o que ele não fazia antes. Ele tem acordado com frequência no meio da noite (o que ele também não fazia). Não sei o que fazer! Converso com ele mas de vez em quando vem uma reclamação nova. OU vejo ele empurrando o irmão menor. Ou mordeu minha enteada. Converso, brigo, ponho de castigo.. ele chora, me abraça mas continua fazendo. Quando ele fica frustrado ele se joga normalmente na pessoa que chamou a atenção dele ou que tirou o que ele queria. E isso normalmente de cabeça ( as cabeçadas que reclamam). Estou precisando seriamente de uma luz. O meu namorado não pode ver a filha dele por que a mãe não quer ela perto do meu filho. Ela ate ameaçou de dar parte na policia por agressão! Achei isso um absurdo! Mas sei que meu filho eh um doce fora esses momentos, mas não posso deixar ele passar por isso. Desculpa estou muito angustiada. Preciso de ajuda, qualquer tipo de ajuda! Até indicação de médicos. (moro em Manaus-AM).
    Obrigada!

  48. Márcia Vieira disse:
    2 de agosto de 2016 às 13:49

    Dr: boa tarde, tenho um enteado de 6 anos que nos esta dando muito trabalho é uma criança muito agita desde de novinho. Já foi expulso de 4 escolas por bater em colegas desrespeitar a professora e pelo que entendo do nada ele fica nervoso e totalmente estressado sem um motivo convincente ou especifico começa a agredir as pessoas. Em casa já notei que não gosta de ser corrigido e acaba nos desafiando como seus responsáveis, já foi levado ao medico mas o mesmo não apresenta quadro nenhum neurológico defasado ou com problema segundo a mae da criança. Esta chegando um momento que estamos totalmente preocupados e com medo e precisando de ajudo e socorro em nessa situação.

  49. morgana disse:
    27 de maio de 2016 às 22:26

    porque queria saber minha filha acorda de 3 4 5 horas da manha e vive desenhado coisa que eu nem sei o que chinga pessoas me deixa extressada e ela tem 4 anos eu não sei o que ela tem e não dorme

  50. Fernanda Miranda disse:
    14 de abril de 2016 às 21:05

    Oi Boa noite tenho um filho de 4 anos e estou muito preocupada pois desde o maternal tenho problema com mordidas e agora no pré a professora manda constantemente bilhetes falando que meu filho não faz as atividades,muito agressivo com os colegas ele bate sem motivos estou desesperada pois conversamos com ele todos os dias falamos muito como é o correto mais parece tudo em vão ele é bem agitado não tanto em casa como na escola mais também demora para dormir o que fazer? Levo no pediatra o no psicólogo????

Deixe um comentário